Dó Ré Mi: A família pop da TV nos anos 70


A Série


Em 1970 a emissora ABC estreava mais uma série voltada para o relacionamento familiar, mas desta vez ela trazia um diferencial que foi preponderante para o sucesso do programa. 

A família em questão era composta por músicos, tratava-se de  A Família Dó Ré Mi.

A sitcom criada por Bernard Slade e produzido por Bob Claver e Mel Swop, através da Screen Gems, estreou no dia 25 de setembro de 1970. 

Tornou-se um grande sucesso durando quatro temporadas e rendendo 96 episódios com 30 minutos de duração cada. 

Foi cancelada no dia 23 de março de 1974.

A série inspirou-se em fatos reais e tomava como base os Von Trapp, uma  família de cantores que saíram da Áustria e fizeram grande sucesso nos Estados Unidos, com sete crianças liderados por um militar e uma ex-freira.


A história dos Von Trapp já havia feito um grande sucesso no cinema com o filme A Noviça Rebelde, o que poucos que viram o filme sabem é que ao fugirem da Áustria. 

Eles foram para os Estados Unidos ganhar a vida como uma família de cantores conceituados. 

Talvez o próprio nome da série tenha vindo de uma das canções que fizeram parte da trilha sonora do filme e da própria ópera baseada na história da família.   


A ideia de criar o espetáculo veio da própria produtora que desejava lançar uma série onde houvesse uma certa dose de drama, humor e bastante música, na mesma linha de um outro seriado chamado Monkees.     

Bastidores

Um dos destaques da família era Keith Partridge, que tinha uma atenção especial das fãs pois tornou-se símbolo sexual e viu sua carreira de cantor subir aos primeiros lugares nos shows bizz americano. Cassidy começou a fazer shows com sua banda, ao mesmo tempo em que gravava os episódios da série e seus discos, o que se tornou um grande problema, para ele e para o elenco. Na terceira temporada, Cassidy já não suportava a maratona de shows e gravações e o desgaste no relacionamento do elenco foi se agravando.

Shirley Jones, a atriz que vivia o papel da mãe da família, era madrasta de Cassidy e tentava encorajá-lo e aconselhá-lo nos momentos de crise. Isso segurou o elenco por um bom tempo. Havia também uma tensão sexual entre Cassidy e Susan Dey, a Laurie. Susan era apaixonada por Cassidy, mas ele naquele momento não tinha tempo para mais nada além das turnês e gravações.


As coisas se tornaram muito difíceis na quarta e última temporada da série, em 1973. Danny Bonaduce havia experimentado drogas e começou a ser mais um problema dentro do elenco da série. O garoto brincalhão e ególatra se tornara um chato, mal-humorado, e isso estava contribuindo para o desgaste final do grupo. A série foi encerrada no início de 1974 e individualmente nenhum dos atores conseguiu o mesmo destaque. 


A História

A história começa quando um grupo musical de garagem entre irmãos convencem também  a sua mãe para cantar no conjunto, pois desta forma eles poderiam gravar uma canção composta por um de seus filhos. Após a gravação, um dos filhos chamado Danny, de 10 anos, procura um empresário musical que acaba fazendo o que garoto deseja somente para se livrar do menino.

Pouco tempo depois a música começa a fazer sucesso e vendo que a banda tem realmente grandes chances de progredir, assume as responsabilidades empresariais do conjunto marcando o primeiro show ao vivo em Las Vegas no famoso Caesars Palace.

Os episódios mostravam o dia-a-dia da família composta por uma mãe viúva e seus cinco filhos vivendo na cidade de San Pueblo, uma fictícia cidade da Califórnia. Eles viajavam em um velho ônibus escolar, por todo o país, só tocando e se divertindo, uma vida que muitos gostariam de ter.

A família musical era liderada por Shirley Refrew Partridge (Shirley Jones), a mãe dos 4 jovens da banda The Partridge Family, e Keith Douglas (David Cassidy e Jeremy Gelbwaks). As quatro crianças eram Laurie (Susan Dey), Danny (Danny Bonaduce), Chris  (Brian Forster) e Tracy Partridge (Suzanne Crough). 


No Brasil

No Brasil, o seriado A Família Dó Ré Mi foi exibido pela Rede Globo a partir de 1971, primeiro num horário próprio, depois dentro da faixa do Globo Cor Especial, onde ficou até 1976. No ano seguinte transferiu-se para Tv Bandeirantes sendo exibido até 1978.