O Pastor dos milhões



Edir Macedo Bezerra (Rio das Flores, 18 de fevereiro de 1945) é um tele evangelista, religioso e empresário. Brasileiro, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus - IURD, e proprietário da Rede Record de Televisão. Fundador e responsável direto pela IURD, com mais de 8 milhões de fiéis em mais de 170 países da Europa, Ásia, Oceania, África e Américas.

Defensora da Teologia da Prosperidade, a IURD cresceu e tornou-se a quarta maior corrente religiosa do país, segundo o Censo de 2000.

Foi apontado pela revista Forbes como o pastor mais rico do Brasil, tendo estimado seu patrimônio em janeiro de 2013 em quase 2 bilhões de reais.

A igreja universal e Edir Macedo contestam e afirmam em nota que, embora a Rede Record seja de sua propriedade, Macedo não seria remunerado nem participaria de lucros ou quaisquer outros recursos financeiros provenientes da emissora. Seu único sustento viria da igreja através da "ajuda de custo" paga a pastores e bispos pela instituição e dos direitos autorais dos livros de sua autoria.

Biografia


Nascido numa família católica praticante, cultivou está fé e posteriormente abandonou a religião para se tornar cristão evangélico. Tornou-se membro da Igreja de Nova Vida.

Em 1971 casou-se com Esther Eunice Rangel Bezerra. Tem duas filhas Cristiane Cardoso e Viviane Freitas, ambas casadas com bispos da IURD, Renato Cardoso e Júlio Freitas; em 1985 adotou o recém-nascido Moises Bezerra - Iniciou seu trabalho evangelístico como pastor em 1974, ano em que criou o Ministério Cruzada Para o Caminho Eterno, onde pregava ao ar livre, em um coreto, localizado em uma praça do Méier, na cidade do Rio de Janeiro.[9] Em 1977, fundou a Igreja Universal do Reino de Deus - IURD, cuja primeira sede funcionava no prédio de uma antiga funerária, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Bacharelou-se em teologia em 1981.

Em 9 de novembro de 1989, com ajuda de outros empresários de sua confiança, assumiu a direção da TV Record, que tinha apenas três emissoras, uma na capital e duas no interior do estado de São Paulo, que no ano seguinte transformaria a Rede Record. Somente em 1991 é que comprou e assumiu de fato o controle da emissora. 


Nos anos seguintes, compra os estúdios da atual Line Records, o parque gráfico Universal Produções, responsável pela edição da Folha Universal (desde 1992), as emissoras de rádios e TVs e se torna proprietário da Rede Família (em 1998), Rede Mulher (em 1999) que mais tarde se tornara a Record News e a Rede Aleluia em 2010 que é formada atualmente por 72 emissoras de rádio.

Autor de vários livros de caráter religioso, e do polêmico best-seller "Orixás, Caboclos e Guias, Deuses ou Demônios?", detém também doutoramentos por cursos livres de pós-graduação em Teologia e em Filosofia Cristã, e Honoris Causa em Divindade, todos pela Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo. Em 27 de setembro de 2007, fundou a Record News (ex-Rede Mulher), canal de notícias 24 horas da Rede Record e na ocasião chegou a comentar que vai "cutucar fígado" até a Rede Globo cair.
Também lançou álbuns musicais, como "As canções preferidas do Bispo Macedo" em 5 edições, tendo o terceiro recebido certificação de Ouro pelos mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil, segundo a ABPD.

Controvérsias


Em agosto de 1989 o jornalístico Documento Especial da Rede Manchete (hoje RedeTV!) apresentou uma das primeiras reportagens criticando os meios da IURD de pregar a instituição dos dízimos e dos ofertórios.

Na década de 90, após a compra da Rede Record, surgiu na mídia nacional uma série de matérias em formato de denúncia acerca de crimes de Edir Macedo. Além disso, foram relatadas críticas a doutrina seguida pelos membros da Igreja Universal do Reino de Deus.

Em 1992, Macedo foi preso com acusações de charlatanismo, curandeirismo. Macedo foi inocentado das acusações e liberado uma semana após. Uma foto tirada nesta época, na carceragem da 91° DP (Vila Leopoldina), em São Paulo e acabaria por ilustrar a capa de uma biografia do bispo em 2007.


Em 1995, o Jornal Nacional (da Rede Globo) apresentou uma matéria-denúncia sobre como Macedo ensina seus pastores a convencerem os fiéis da IURD a darem ofertas e dízimos, em meio a brincadeiras com o dinheiro arrecadado e frases como "ou dá ou desce", referindo-se a fiéis que não davam o dízimo. Entre os bispos estaria Carlos Rodrigues, mais conhecido como Bispo Rodrigues.

Outrora Edir Macedo, consegue uma base bíblica para o dito "ou dá ou desce"; Segundo Macedo, em uma entrevista ao Jornal da Record; ou a pessoa "dá" (o dizimo) e é abençoada ou ela "desce", fica para trás, deixa de ser abençoada por Deus.


No auge do incidente do "Chute na santa" foi apresentada minissérie na Rede Globo, chamada Decadência. A série falava sobre a vida de um pastor evangélico corrupto e devasso, interpretado por Edson Celulari. Segundo um documentário da Rede Record sobre a prisão de Macedo, algumas falas do personagem foram retiradas de trechos de declarações públicas de Edir Macedo, para sugerir uma identificação entre ambos.

Fonte: wikipedia.org/wiki/Edir_Macedo