Tudo sobre o primeiro Big Brother Brasil


A CASA

A construção da casa do Big Brother Brasil 1 levou 55 dias e contou com o trabalho de cerca de 500 profissionais, entre engenheiros, cenógrafos, pedreiros, carpinteiros e eletricistas. Localizada na Central Globo de Produção (Projac), a casa tinha 450 metros quadrados de área construída num terreno de 1.200 m2, incluindo jardim e piscina. Foram instalados 36 câmeras e 60 microfones em todos os cômodos e na parte externa da casa. Algumas imagens que são feitas, como as do sanitário, não são exibidas para os telespectadores, sendo apenas de segurança.

Com clima de cidade de praia, a casa desta primeira edição tinha três quartos - dois que comportavam cinco pessoas e um de casal que era destinado ao líder - banheiro, cozinha, sala de jantar, sala de estar (onde fica a televisão) e varanda. A despensa, uma das únicas áreas onde a porta possuía tranca, era reabastecida semanalmente. A área externa, com 796 m², era ocupada por uma churrasqueira, uma piscina com formato sinuoso, uma banheira de hidromassagem e um gazebo (com espreguiçadeiras e poltronas).

PARTICIPANTES


Cerca de 500 mil candidatos se inscreveram para a primeira edição do Big Brother Brasil. A seleção dos participantes foi feita após uma campanha publicitária, em dezembro de 2001, veiculada na televisão, no rádio e nos outdoors e principais jornais do país. Além das inscrições voluntárias, havia olheiros encarregados de encontrar pessoas com perfis diferentes para integrar o programa.

Em janeiro de 2002, todos os 12 concorrentes já estavam selecionados: o artista plástico Adriano; a modelo Vanessa; o cabeleireiro Sérgio; o cantor André; a empresária Alessandra; a web-designer Xaiane; a assessora de imprensa Cristiana; o modelo Caetano; a atriz e modelo Helena; a vide grafista Estela; o dançarino e ex-vendedor de cocos Kleber; e o empresário Bruno.

O primeiro paredão do programa foi disputado entre Caetano e Helena. Caetano foi eliminado. Depois de 64 dias, o público escolheu o vencedor dentre os três finalistas Kleber, André e Vanessa. André ficou em terceiro lugar, com 11% dos votos; Vanessa, em segundo, com 21%; e Kleber “Bambam”, como ficou conhecido, recebeu 68% dos votos e levou o prêmio de 500 mil reais e um automóvel.


Kléber enfrentou seis “paredões” ao longo do programa; desfilou como passista, junto com Cristiana, na apresentação da Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval do Rio; e comoveu os telespectadores após se debulhar em lágrimas dias antes da final, quando a produção retirou da casa a sua boneca, batizada de Maria Eugênia, feita com sucatas durante o confinamento.

O artista plástico baiano Adriano se mostrou polêmico, criou casos e discutiu com alguns participantes. Criticou principalmente Leka, por ela ter contado que certa vez gastou quatro mil dólares em lingerie.

A jogadora Leka sofria de bulimia, um distúrbio alimentar, e pôde ser vista forçando o vômito no banheiro reservado da casa. Devido à curiosidade do telespectador, a imprensa veiculou matérias que explicavam o que era esse distúrbio alimentar.

Vanessa conquistou o coração do cabeleireiro franco-angolano Sérgio e os dois formaram o primeiro casal do programa. Eles passavam os dias juntos e até chegaram a namorar fora da casa. O outro casal dessa edição foi Kleber Bambam e Xaiane, que protagonizaram cenas sensuais no quarto do líder. O vencedor do BBB chegou a chorar quando sua namorada foi eliminada do jogo na terceira semana.

A primeira edição do reality fez enorme sucesso e teve o ex-dançarino Kléber Bambam como vencedor.


O PROGRAMA

O jornalista Pedro Bial e a atriz Marisa Orth foram chamados para fazer a apresentação do programa. Depois de algumas semanas, Marisa Orth afastou-se, e Pedro Bial passou a incumbir-se sozinho da apresentação.

A primeira edição do Big Brother Brasil foi exibida diariamente, com episódios que variavam entre 10 e 45 minutos, apresentando imagens ao vivo e um resumo dos principais acontecimentos do dia. Às terças-feiras, quando um dos participantes era eliminado – eliminação denominada “paredão” -, o programa tinha maior duração. Diariamente, ao longo da programação, a jornalista Renata Capucci entrava no ar, ao vivo, com De Olho no Big Brother, que mostrava flashes da casa.

O público também podia ter acesso aos acontecimentos do Big Brother Brasil pelo site oficial do programa, lançado pela Globo.com. Uma equipe de jornalistas produzia notícias em tempo real, galerias de fotos e vídeos com os melhores momentos dos participantes no dia. Os internautas podiam mandar recados para seus big Brothers favoritos através da seção fale com o BBB e ainda comentavam sobre os assuntos da casa no Fórum.

Outra maneira de se acompanhar o jogo era através do Pay Per View, canal pago que transmitia imagens das câmeras da casa durante 24h. O PPV era dos canais a cabo Net e Sky e esteve presente em todas as edições do programa.


A primeira prova de resistência do programa aconteceu no dia 29 de janeiro, primeiro dia de competição. Os participantes tinham que ficar o maior tempo possível dentro de um carro. Quem ganhasse a prova levaria o veículo. Adriano resistiu por mais de 14 horas e foi o vencedor.

No dia seguinte, aconteceu uma das primeiras participações do público no BBB. O telespectador teve que decidir se os confinados poderiam ou não assistir ao segundo tempo do jogo entre Brasil contra Bolívia. O público votou durante o intervalo por telefone e pela Internet, através do site oficial do programa. Cinquenta e oito por cento optaram por deixá-los assistir à segunda metade da partida.

Durante mais de dois meses, milhões de telespectadores de todos os cantos do país acompanharam de perto o dia-a-dia dos participantes, discutindo suas atitudes dentro da casa e envolvendo-se em seus problemas, fatos que se repetiram nas edições seguintes.

A primeira edição do Big Brother Brasil obteve altos índices de audiência e o programa virou assunto nacional. Todos os participantes do reality show estiveram presentes em diferentes programas da emissora, como Domingão do Faustão e Altas Horas, que já haviam mostrado links ao vivo enquanto o programa esteve no ar.


Um comentário:

Assinar: Postar comentários (Atom)