Curiosidades Históricas - Parte 2-6


Batalha de Tuiuti maior já travada na América do Sul




A América do Sul nunca se notabilizou pelos conflitos entre as nações que a integram. A maior batalha já travada no continente foi a de Tuiuti, em 24 de maio de 1866, com a participação de 20 mil soldados brasileiros, 4 mil argentinos e mil uruguaios contra 24 mil paraguaios.

Chica da Silva exercia fascínio sobre seu amante




Chica da Silva foi uma escrava alforriada que entrou para a história brasileira pelo fascínio que exercia sobre seu amante, o rico desembargador João Francisco de Oliveira. Ela o obrigou a construir um lago artificial no vasto jardim da casa que ele lhe presenteara e pôr ali um navio de verdade, com mastros, velas e âncora, para que Chica e os amigos pudessem navegar, o que faziam com grande alarido.

Leônidas, rei de Esparta, História Batalha Termópila




Entre as frases memoráveis da História está a resposta de Leônidas, rei de Esparta, ao ultimato de rendição de Xerxes, rei da Pérsia, na Batalha das Termópilas (480 a. C). “Minhas flechas serão tão numerosas que obscurecerão a luz do Sol”, ameaçou Xerxes, à frente de numeroso exército. Leônidas, que contava com apenas 300 soldados, respondeu: “Tanto melhor, combateremos à sombra! ”.

A primeira cruz do Brasil é pequena e de ferro





A enorme cruz de madeira, que aparece no quadro “A Primeira Missa no Brasil”, pintado em 1861 por Victor Meirelles, não corresponde a pequena cruz de ferro, de 40 centímetros de comprimento, que foi realmente usada no primeiro evento religioso em nossa terra, no domingo, 26 de abril de 1500. A cruz de madeira que Victor Meirelles representa em sua tela foi construída para a segunda missa, rezada na sexta-feira, 1º de maio. A cruz de ferro foi deixada no Brasil quando a esquadra retomou a viagem para Calicute, no dia seguinte.

Esquadra de treze caravelas que descobriu o Brasil, 

sabe-se o nome de apenas três




Sabe-se apenas o nome de três das 13 caravelas que compunham a esquadra portuguesa que descobriu o Brasil: São Pedro, comandada por Pero de Ataíde, El-Rei comandada por Sancho de Tovar e (Anunciada), comandada por Nuno Leitão. Das demais, sabe-se quem as comandou mas não o nome que tinham.