A verdade sobre as profecias de Nostradamus



Fontes de Nostradamus

Nostradamus alegou, para fundamentar suas previsões publicadas sobre astrologia judicial - o 'julgamento' astrológico, ou de avaliação, da 'qualidade' (e, portanto, potencial) de eventos, tais como nascimentos, casamentos, coroações, etc, mas foi duramente criticado por astrólogos profissionais da época, como Laurens Videl por incompetência, e por assumir que "horóscopos comparativos" (a comparação de futuras configurações planetárias com os eventos semelhantes conhecidos do passado) podem realmente prever o que aconteceria no futuro.

Pesquisas recentes sugerem que boa parte de seu trabalho profético é uma coleção de paráfrases antigas sobre profecias para o fim do mundo (principalmente baseadas na Bíblia), suplementadas com referências a acontecimentos históricos e antologias de presságios, e os projeta para o futuro, em parte, com a ajuda de horóscopos comparativos. Daí as muitas previsões que envolvem figuras antigas, como Sulla, Gaius Marius, Nero, e outros, bem como suas descrições de batalhas "nas nuvens" e "sapos caindo do céu." Astrologia em si é mencionada apenas duas vezes no Prefácio de Nostradamus e 41 vezes nas Centúrias em si, mas com mais freqüência na dedicatória Carta ao Rei Henrique II. Na última quadra da Centúria VI ele ataca especificamente astrólogos.

Suas fontes históricas incluem passagens facilmente identificáveis ​​de Tito Lívio, Suetônio, Plutarco e outros historiadores clássicos, bem como de cronistas medievais, como Geoffrey de Villehardouin e Froissart Jean. Muitas de suas referências astrológicas são tomadas quase que palavra por palavra de Richard Roussat de Livre de l'estat mutações et des temps de 1549-50.


Uma de suas principais fontes proféticas era, evidentemente, o Liber Mirabilis de 1522, que continha uma série de profecias de: Pseudo-Methodius, Tiburtine Sibil, Joachim de Fiore, Savonarola e outros. (Seu prefácio contém 24 citações bíblicas, com exceção de duas, todas na mesma ordem usada por Savonarola.) Este livro tinha tido um sucesso considerável em 1520, quando passou por uma meia dúzia de edições, mas não manteve sua influência, talvez devido ao seu texto principalmente latim, letra gótica e muitas abreviações difíceis.

Nostradamus foi um dos primeiros a re-parafrasear estas profecias em francês, o que pode explicar por que elas são creditadas a ele. Deve-se notar que as visões modernas de plágio não se aplicam no século 16. Autores freqüentemente copiavam e parafraseavam passagens, especialmente dos clássicos, sem reconhecimento.
A últimas pesquisas sugerem que ele pode, de fato, ter usado a chamada bibliomancia - sorteio de um livro de história ou profecia, e tomado a sugestão de qualquer página aleatoriamente.

Mais material foi colhido da De honesta disciplina, de 1504, autoria de Petrus crinitus, que incluiu trechos de Michael Psellus de De daemonibus, e De Mysteriis Aegyptiorum (Sobre os mistérios do Egito ...), um livro sobre magia dos caldeus e assírios, escrito por Iamblichus, no 4º século Neo-platônico. Versões latinas de ambos haviam sido publicadas recentemente em Lyon, e extratos de ambos são parafraseados (no segundo caso, quase literalmente) em seus dois primeiros versos.

Embora seja verdade que Nostradamus afirmou em 1555 ter queimado todos os trabalhos ocultos em sua biblioteca, ninguém pode dizer exatamente que os livros foram destruídos neste incêndio. O fato de que eles teriam sido queimados com uma chama brilhante e não natural sugere, no entanto, que alguns deles eram manuscritos em pergaminho, que foram rotineiramente tratados com salitre.

Somente no século 17 é que as pessoas começaram a perceber a influência de fontes clássicas anteriores.

A dependência de Nostradamus em precedentes históricos se reflete no fato de que ele rejeitou explicitamente o rotulo de profeta (ou seja, uma pessoa que tem poderes proféticos de sua autoria) em várias ocasiões:

Embora, meu filho, eu tenha usado a palavra profeta, eu não iria atribuir a mim um título de tal sublimidade - Prefácio de Cesar, 1555 .


Não que eu iria atribuir a mim o nome ou o papel de um profeta - Prefácio de Cesar, 1555
Alguns profetas previram grandes e maravilhosas coisas... Eu, neste particular, não atribuo a mim de modo algum tal título - Carta ao Rei Henrique II, 1558.

Eu faço, mas me atrevo a prever (não que eu garanta a menor coisa em tudo), graças as minhas pesquisas e a consideração de que a astrologia judicial promete-me e às vezes dá-me a conhecer, principalmente na forma de avisos, para que possamos saber com que as estrelas celestiais nos ameaçam. Não que eu seja tolo o suficiente para fingir ser um profeta. - Carta aberta ao Conselheiro Privado (mais tarde chanceler) Birague, 15 jun 1566
Sua rejeição ao título de profeta também se enquadra com o fato de que ele intitulou seu livro (um título que, em francês, significa tão facilmente "As Profecias, por M. Michel Nostradamus", que é precisamente o que elas eram, como "As Profecias de M. Michel Nostradamus ", que, salvo em alguns casos, eles não estavam, além da forma de sua edição, expressão e reaplicação para o futuro.) Qualquer crítica a Nostradamus por se auto-intitular profeta, em outras palavras, não faz sentido, pois ele nunca afirmou sê-lo.

Dada essa dependência de fontes literárias, é duvidoso que Nostradamus tenha usado quaisquer métodos específicos para entrar em um estado de transe, que não meditação, contemplação e incubação (isto é, ritualmente, "dormir sobre o assunto"). Sua  única descrição desse processo está contida na carta 41 de sua coleção de  correspondências Latinas.

A lenda popular de que ele usou os métodos antigos de olhar para o fogo, olhar a água, ou ambos simultaneamente, é baseada em uma leitura ingênua de seus dois primeiros versos, que simplesmente comparam os seus esforços aos dos oráculos de Delfos e Branchidic.

Em sua Epístola ao rei Henrique II, Nostradamus descreve: "esvaziar minha alma, mente e coração de todos os cuidados, preocupações e mal-estar através de calma mental e tranquilidade", mas suas frequentes referências ao "tripé de bronze" do rito de Delfos são geralmente precedidos pelas palavras "como se".

Interpretações


A maioria das quadras lidam com desastres, como pragas, terremotos, guerras, inundações, invasões, assassinatos, secas e batalhas - tudo sem data e com base em prenúncios pela Liber Mirabilis. Algumas quadras cobrem esses desastres em termos gerais, outras dizem respeito a uma única pessoa ou pequeno grupo de pessoas. Algumas cobrem uma única cidade, outras diversas cidades em vários países.

Um tema, subjacente principal é uma invasão iminente da Europa pelas forças muçulmanas vindos do leste e sul, liderada pelo Anticristo esperado, refletindo diretamente as invasões anteriores dos de seus equivalentes anteriores, os otomanos e sarracenos (isto é, árabes), bem como  previu a Liber Mirabilis. Tudo isso é apresentado supostamente do suposto e iminente contexto do fim  do mundo - mesmo que este não seja de fato mencionado - uma convicção que provocou inúmeras coleções de profecias do fim dos tempos.

Entusiastas de Nostradamus têm creditado a ele a previsão de inúmeros eventos na história do mundo, a partir do Grande Incêndio de Londres, por meio da ascensão de Napoleão I da França e Adolf Hitler, a 11 de Setembro de 2001 os ataques terroristas ao World Trade Center, mas sempre em retrospecto.

Céticos como James Randi sugerem que sua reputação como um profeta é amplamente fabricada pelos modernos adeptos, que encaixam suas palavras a eventos que estão ocorrendo, ou já ocorreram, ou são tão iminentes como inevitáveis, um processo conhecido como "clarividência retroativa".

Não há nenhuma evidência na literatura acadêmica para sugerir que qualquer quadra de Nostradamus tenha sido interpretada como a previsão de um evento específico antes de ocorrer, a não ser em termos vagos e gerais, que poderia igualmente se aplicar a qualquer número de outros eventos.

Visualizações alternativas


Uma gama de pontos de vista bastante diferentes são expressas em literatura impressa e na Internet. Em uma extremidade do espectro, existem pontos de vista extremos acadêmicos como os de Jacques Halbronn, sugerindo que as profecias de Nostradamus são falsificações pós-datadas, escritas para atender interesses políticos e militares momentâneos. Como exemplo cito a Segunda Guerra Mundial, quando folhetos com falsas quadras de Nostradamus prevendo a derrota da França foram lançados por aviões alemães sobre os céus europeus. Parece que essa operação foi comandada por Rudolf Hess, secretário político nazista, e que mesmo Adolf Hitler acreditava em quadras de Nostradamus. Certamente seu  Ministro da propaganda Joseph Goebbels o fez, sob a influência de sua esposa Magda. Posteriormente, os Aliados responderam na mesma moeda, com folhetos caindo sob a Alemanha, anunciando o filme americano Nostradamus Says So (Assim disse Nostradamus).

Embora Halbronn possivelmente saiba mais sobre os textos e arquivos associados do que quase ninguém vivo (ele ajudou a cavar e pesquisar muitos deles), a maioria dos outros especialistas no campo rejeitam essa visão. No outro extremo do espectro, existem inúmeros livros populares recentes, e milhares de sites privados, sugerindo não só que as profecias são verdadeiras, mas que Nostradamus era um verdadeiro profeta. Graças aos caprichos de interpretação, não há dois deles que concordem sobre exatamente o que ele previu, seja para o passado ou para o futuro.

Muitos deles estão de acordo, no entanto, que as previsões particulares referem-se, por exemplo, a Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte, Adolf Hitler, as duas guerras mundiais, e a destruição nuclear de Hiroshima e Nagasaki. Há também um consenso de que ele previu que algum grande evento havia acontecido no momento da publicação de cada livro recente, a partir dos desembarque lunar da Apollo, passando pela morte de Diana, Princesa de Gales, em 1997, ou o desastre do Ônibus Espacial Challenger em 1986, até os eventos de 11/9. Este aspecto de "banquete volante" parece ser característica do gênero.


Possivelmente, o primeiro desses livros a se tornar verdadeiramente popular em Inglês foi de Henry C. Roberts: As Profecias Completas de Nostradamus, de 1947, reimpresso pelo menos sete vezes durante os 40 anos seguintes, que continham tanto transcrições e traduções, como breves comentários.

Foi seguido em 1961 (reeditado em 1982) por Nostradamus e suas Profecias, visão abrangente e extremamente desapaixonada de Edgar Leoni e suas profecias. Depois veio Erika Cheetham com As Profecias de Nostradamus, incorporando uma reimpressão da edição póstuma de 1568, que foi reeditada, revisada e republicada várias vezes a partir de 1973, recentemente como As Profecias Finais de Nostradamus.

Esse último serviu como base para o famoso filme de Orson Wells "O homem que viu o amanhã". Além de uma tradução em duas partes de Jean-Charles de Fontbrune "Nostradamus: historien et prophete" de 1980, podemos afirmar que a série culminou nos conhecidos livros de John Hogue sobre o vidente de 1994 em diante, incluindo Nostradamus: As Profecias Completas (1999) e, mais recentemente, Nostradamus: A Vida e Mito (2003).

Com exceção de Roberts, esses livros e seus muitos imitadores populares foram quase unânimes, não apenas sobre os poderes de Nostradamus da profecia, mas também sobre os vários aspectos de sua biografia.

Ele teria sido um descendente da tribo israelita de Issacar;
Ele teria sido educado por seus avós, e ambos tinham sido médicos da corte do Bom Rei Rene de Provence;
Ele participou da Universidade de Montpellier em 1525 para ganhar seu primeiro grau: depois voltou para lá em 1529, conquistando com sucesso seu doutorado médico;
Ele proferiu uma palestra na Faculdade de Medicina, onde seus pontos de vista tornaram-se muito impopular;
Ele teria apoiado a visão heliocêntrica do universo;
Ele havia viajado para o norte-leste da França, onde escreveu profecias na abadia de Orval, no curso de suas viagens, ele havia realizado uma série de prodígios, incluindo a identificação de um futuro Papa;
Ele teria curado com sucesso a Peste, em Aix-en-Provence e em outros lugares;
Ele teria se envolvido em vidência usando um espelho mágico ou uma bacia de água;
Ele foi acompanhado por seu secretário Chavigny na Páscoa de 1554, tendo publicado a primeira parcela de seus Propheties,
Ele havia sido convocado pela rainha Catarina de Medici a Paris em 1556 para discutir com ela sua profecia na quadra I.35, que seu marido Rei Henrique II seria morto em um duelo; que examinou as crianças reais em Blois;
Ele teria deixado a seu filho um 'livro perdido' de suas próprias pinturas proféticas;
Ele teria sido enterrado de pé, e ele foi encontrado, quando desenterrado na Revolução Francesa, usando um medalhão com a data exata de sua exumação.


A partir da década de 1980 houve, no entanto, uma reação acadêmica, em conjunto, especialmente na França. A publicação em 1983 de correspondência privada de Nostradamus e, durante anos seguintes, das edições originais de 1555 e 1557 descobertas por Chomarat e Benazra, juntamente com a exumação de material original, revelou que muito do que foi reivindicado sobre Nostradamus simplesmente não condiz com os fatos documentados.

Os acadêmicos deixaram claro que nenhuma das reivindicações  listadas foi suportada por qualquer prova documental contemporânea conhecida. A maioria delas foi feita evidentemente com base em rumores sem fontes, vendidas a retalho como fato por muito comentaristas posteriores, como Jaubert (1656), Guynaud (1693) e Bareste (1840), sobre a incompreensão dos textos franceses do século 16, ou de pura invenção. Mesmo a sugestão frequentemente aceita, de que a quadra I.35 com sucesso profetizou a morte do Rei Henrique II não chegou a aparecer impressa até 1614, 55 anos após o evento.

Acima disso, os acadêmicos tendem a afastar-se de qualquer tentativa de interpretação, se queixam de que as traduções eram geralmente de má qualidade, e pareciam apresentar pouco ou nenhum conhecimento de francês do século 16, eram tendenciosas e, na pior das hipóteses, algumas vezes eram distorcidas para fazer caber os eventos sobre os quais supostamente se referem (ou vice-versa). Nenhuma delas, certamente, foram baseadas nas edições originais: Roberts baseou-se na de 1672, Cheetham e Hogue na edição póstuma de 1568. Mesmo o relativamente respeitável Leoni  reconhece, em sua página 115, que ele nunca tinha visto uma edição original, e as páginas anteriores indicavam que grande parte de seu material biográfico não tinha fontes.

No entanto, nenhuma pesquisa e crítica foi originalmente conhecida para a maioria dos comentaristas Ingleses de língua, por função das datas de quando eles estavam escrevendo e, em certa medida, do idioma em que foi escrito.


Hogue, na verdade, estava em posição de tirar vantagem disso, mas foi só em 2003 que ele aceitou que alguns de seus materiais biográficos anteriores tinham sido, de fato, apócrifos. Enquanto isso, várias das fontes mais recentes listadas (Lemesurier, Gruber, Wilson) têm sido particularmente mordaz sobre as tentativas posteriores de alguns autores menos conhecidos e entusiastas da Internet, para extrair alegados significados ocultos a partir dos textos, seja com a ajuda de anagramas, códigos numéricos, gráficos ou outros.

Nostradamus na Cultura Popular


As profecias de Nostradamus se tornaram uma parte onipresente da cultura popular dos séculos XX e XXI. Além de ser objeto de centenas de livros (tanto de ficção como de não-ficção), a vida de Nostradamus tem sido retratada em vários filmes (até o momento, inadequadamente), e sua vida e profecias continuam a ser um assunto de interesse da mídia. Na era da internet, houve também várias invenções, onde quadras no estilo de Nostradamus têm circulado por e-mail. O exemplo mais conhecido diz respeito ao ataque ao World Trade Center, Nova York, em 11 de setembro de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)