Curiosidades Históricas (6)


Campanário da Igreja do Carmo, em MG, foi construído nos fundos por exigência de Chica da Silva

O campanário da Igreja do Carmo, em Diamantina, Minas Gerais, situa-se nos fundos e não na parte frontal como é corriqueiro. A raridade tem origem nos caprichos da ex-escrava Chica da Silva, amante do todo-poderoso desembargador João Francisco de Oliveira. Quando a igreja foi construída, ela exigiu o campanário nos fundos, para não ser incomodada pelo badalar dos sinos. Ele a atendeu.

De onde veio a expressão “Até tu, Brutus”?

A frase remete a uma famosa história da Idade Antiga. No século I a.C., o general romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo Marcus Brutus. O complô resultou no assassinato de Júlio César a punhaladas pelo grupo de senadores. Na hora da morte, Júlio César reconheceu o filho entre os seus algozes e proferiu a frase. “Até tu, Brutus, meu filho?”.

General cartaginês venceu batalha naval lançando cobras venenosas sobre o inimigo

O ser humano sempre foi engenhoso para criar métodos de eliminação de seus semelhantes. Trezentos anos antes da Era Cristã, o general cartaginês Aníbal derrotou os romanos em uma batalha naval, lançando contra os navios inimigos potes de barro cheios de cobras venenosas. O pânico pôs os marinheiros romanos em fuga.

Anita não foi a única paixão de Garibaldi

Anita não foi a única paixão de Garibaldi. Antes, amou Manuela Ferreira, sobrinha de Bento Gonçalves. A família se opôs ao romance porque ele era apenas um aventureiro. Manuela nunca se casou. Voltou para a casa dos pais, em Pelotas, e lá morreu em idade avançada. Vestia-se sempre de branco. Era conhecida como “a noiva de Garibaldi”.

Primeira brasileira na política

A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no Rio Grande do Norte, apesar da proibição de que mulheres se envolvessem em política. Sua vitória foi possível apenas depois de um recurso judicial.