Invenções que mudaram o mundo



Roda


Se essa lista fosse por ordem de importância, é bem provável que a roda ocupasse uma das primeiras posições. Sua invenção é datada de 3500 a.C. (até onde se sabe). Antes dela, os humanos eram muito limitados nas questões do transporte e do deslocamento. A invenção da roda facilitou o desenvolvimento da agricultura e o comércio de mercadorias, assim como viagens de longas distâncias. Hoje, rodas são encontradas em todos os lugares, basta olhar a seu redor.

Pregos


Talvez os pregos não aparecessem nas listas de muitas pessoas, mas sem eles nossa civilização praticamente não existiria. Eles foram inventados há aproximadamente cinco mil anos na Mesopotâmia, mas eram feitos de madeira. Os pregos de metal só surgiram depois que os humanos aprenderam a trabalhar com o ferro.

Motor a combustão


O motor a combustão foi inventado em meados do século 19 e sua tecnologia, devidamente modernizada, é amplamente usada até hoje. Em 1876, o “motor Otto” (quatro tempos) foi criado, dinamizando a invenção. A lógica era e continua sendo simples: o combustível é sugado, comprimido e então entra em combustão. No quarto tempo, os gases de combustão são expelidos.

Telefone


Muitos inventores tentaram desenvolver equipamentos para transmitir voz eletronicamente, mas foi Alexander Graham Bell o primeiro a patentear o telefone, em 1876, mesmo ano em que foi criado o motor de combustão de quatro tempos. Sua invenção revolucionou a comunicação global, encurtando distâncias entre pessoas. Nem é preciso dizer o que surgiu depois como evolução disso: telefones sem fio, celulares, smartphones e muito mais.

Lâmpada


Muita gente ainda vive apenas com a luz do sol, principalmente aqueles que moram em zonas rurais e de difícil acesso. Mas antes, o mundo todo estava nessa mesma condição, com o trabalho atrelado à claridade do dia. Assim como no caso da invenção do telefone, muitas pessoas trabalhavam em uma maneira de criar a lâmpada incandescente, mas foi Thomas Edison que levou o crédito como o primeiro a elaborar um sistema completamente funcional, em 1879. Com isso, Thomas mudou também nossa hora de dormir. Antes, as pessoas iam se deitar assim que o sol se punha e segmentavam o sono em dois períodos. Agora, nós dormimos por sete ou oito horas seguidas e ficamos acordados o restante do tempo.

Avião


Depois da roda e do motor a combustão, a terceira revolução nos transportes aconteceu com a criação do avião, encurtando ainda mais as distâncias entre países e continentes. A invenção é creditada em muitas partes do planeta aos irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright, mas no Brasil e em outros países, Santos Dumont é considerado o verdadeiro inventor do avião, com seu famoso 14-Bis, que voou pela primeira vez em 1906. Depois do avião, as pessoas não dependiam mais exclusivamente de demoradas viagens a navio para atravessar continentes. Deslocamentos que antes demoravam meses, agora podem ser realizados em horas.

Penicilina


A penicilina foi descoberta em 1928 por Alexander Fleming. O cientista notou que uma colônia de bactérias em seu laboratório havia sido contaminada por um bolor e que, em volta dele, não havia mais bactérias. Esse “antibiótico” era um fungo chamado Penicillium. Ao longo de duas décadas, a penicilina foi aperfeiçoada e, em 1944, começou a ser produzida em massa, salvando a vida de centenas de milhões de pessoas até hoje.

Contraceptivos


Anticoncepcionais, camisinhas e outras técnicas contraceptivas permitiram que homens e mulheres tivessem relações sexuais sem o risco de procriar. Com menos bocas para alimentar, as famílias passaram a controlar melhorar seu modo de viver e alcançaram padrões de vida mais altos. Além disso, os contraceptivos estão ajudando a desacelerar o crescimento da população humana, que deve se estabilizar até o final deste século. Tão importante quanto isso, alguns desses métodos, como a camisinha, também reduziram drasticamente os casos de doenças transmitidas sexualmente. A pílula anticoncepcional foi inventada em 1930 por um químico chamado Russell Marker.

Computador


Você consegue imaginar o mundo de hoje sem computadores? Para começar, este texto não estaria sendo escrito dessa forma e você não o estaria lendo aqui. Muita coisa mudou com os computadores: a comunicação, cálculos, pesquisas, marketing, análise de dados, solução de problemas, educação e entretenimento. O crédito da invenção é dado ao alemão Konrad Zuse, em 1941. Claro, os primeiros computadores eram bem diferentes deste que você está usando agora (principalmente se for um smartphone ou tablet). Eles ocupavam salas inteiras e consumiam quantidades enormes de energia.

Internet


A rede que conecta o mundo nem precisa de apresentações ou explicações. Ela possibilita uma infinidade de coisas na sociedade moderna e é indispensável para o nosso modo de vida atual. Lawrence Roberts é a pessoa mais comumente creditada pela invenção da internet, em 1960. A internet foi criada por um time de cientistas do departamento de defesa dos EUA e sua função, a princípio, era simplesmente ajudar na comunicação entre os computadores da agência. Provavelmente eles não imaginavam a proporção que isso iria tomar, certo?

Fonte: brasil.discovery.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)