Cartão de Crédito: História e Curiosidades



Você acha que os cartões de crédito foram criados exatamente como são hoje? Na verdade, eles eram diferentes e tinham outra funcionalidade, mas evoluíram com o tempo. Os primeiros eram bem simples e serviam para adiar o pagamento de uma dívida registrando o compromisso de pagar depois. O surgimento do cartão de crédito ocorreu na década de 1920, nos Estados Unidos. E a ideia de criação deste meio de pagamento revolucionário começou por pequeno esquecimento. Entenda:

Tudo começou em 1950

Frank MacNamara estava com executivos financeiros em um restaurante na cidade de Nova York e percebeu que tinha esquecido seu dinheiro e seu talão de cheques para pagar a conta. E teve a ideia de criar um cartão em que contivesse o nome do dono. Após um tempo, o dono do cartão pudesse pagar a conta, começando assim a história do cartão de crédito.

No início, só os clientes mais fiéis recebiam os cartões de crédito, aqueles que o dono do estabelecimento acreditava serem confiáveis por pagarem suas compras em dia.

No mesmo ano, ele criou o Diners Club International que era feito de papel-cartão. O cartão era aceito em apenas 27 restaurantes e era usado apenas por pessoas importantes da época (aproximadamente 200 pessoas).


Crescimento de adeptos

Em 1952, o cartão começou a ganhar milhares de adeptos e já era aceito por vários estabelecimentos. E neste mesmo ano foi criado o primeiro cartão de crédito internacional.

Surgimento do cartão feito de plástico em 1955

Até então o cartão ainda era feito de papel. Foi em 1955 que ele passou a ser feito de plástico.

Em 1958, foi a vez de a American Express criar o seu cartão, mas foi em 1966 que o BankAmerican Service Corporation, criou o cartão BankAmericard com um sucesso, já que era aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos e, pouco tempo depois, o cartão passou a se chamar a atual Visa. No mesmo ano, foi criado o Master Charge que originou a bandeira MasterCard. Em 1975, a Diners, lançou o “Corporate Card”, que se tratava do primeiro cartão de crédito corporativo do mundo, e em 1981 a Citicorp (atual Citibank) comprou a Diners Club da Continental Insurance Corporation.2





A História do Cartão de Crédito no Brasil

Foi em 1956 que o primeiro cartão chegou no Brasil – o Diners. Inicialmente funcionava como um cartão de compra e não um cartão de crédito. Alguns anos depois, em 1968, foi lançado o primeiro cartão de crédito de banco – o Credicard.

Com um futuro promissor, o mercado de cartões foi beneficiado com a fundação, em 1971, da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS. E a chegada do Plano Real só aumentou o crescimento do produto.

Desde então, muitas mudanças positivas vêm acontecendo no mercado de cartão. Clique aqui e veja um exemplo atual.

Cartões de crédito nos dias atuais


Atualmente, existem diversos tipos de cartão de crédito e é uma vantagem trabalhar com este meio de pagamento. E principalmente por sua praticidade e segurança, os consumidores preferem cada vez mais comprar com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)