Dicas para Limpeza no banheiro



Ninguém gosta de limpar o banheiro; mas, com acompanhamento, a tarefa se torna bem menos dolorosa. Continue lendo para obter algumas dicas de eficiência e manter suas superfícies, paredes, chuveiro e vaso sanitário brilhando de limpos.

Parte I - Preparando-se para limpar

1 - Remova todos os itens que não pertençam ao seu banheiro. Tire tudo o que não deve estar lá, como roupas, copos e lixo e também quaisquer mesas de canto ou gabinetes de armazenamento móveis para que possa limpar embaixo deles.


2 - Despeje um pouco de água sanitária ou outro desinfetante no vaso sanitário. Coloque a escova para vaso dentro dele, de forma a higienizá-la para a limpeza.

- Deixe a porta aberta e o exaustor ligado para garantir uma ventilação adequada.

- Para usar uma alternativa mais ecológica, mistura uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em cerca de 1 L de uma mistura de 75/25 de vinagre branco e água.


3 - Tire o pó. Em geral, ao limpar qualquer cômodo, comece de cima para baixo. Limpe as teias de aranha nos cantos do banheiro e escove outras sujeiras diretamente para o chão, de modo a varrê-las mais tarde. Um espanador é ótimo para isso, mas você também pode usar a vassoura.

- Se tiver papel de parede delicado, enrole as cerdas em um pouco de papel higiênico ou papel-toalha e umedeça levemente.


4 - Aplique um limpador em pó nas áreas especialmente sujas. Se tiver lodo e outros acúmulos na banheira, na pia ou ao redor de torneiras, umedeça um pouco essas áreas e polvilhe sapólio em pó. Deixá-lo agir por 10 a 15 minutos enquanto faz outras coisas ajudará a soltar a sujeira e fará com que o trabalho de estregar seja bem mais leve.

- Não se esqueça de ler o rótulo e garantir que está usando um produto apropriado, que não danificará suas superfícies. Teste-o num local não visível antes de usá-lo.



Parte II - Limpando as superfícies

1 - Limpe as paredes, as janelas e/ou o teto. Caso tenha mofo no teto, comece borrifando uma solução de água e água sanitária/desinfetante nele e deixando agir por alguns minutos. Faça o mesmo com as paredes (se forem de azulejo) ou use outro produto de limpeza. Usando uma esponja ou um pano limpo, esfregue os azulejos. Enxágue com cuidado para evitar marcas e seque com um pano limpo.

- É uma boa ideia usar luvas de borracha enquanto esfrega para evitar que as mãos fiquem ressecadas, caso esteja usando produtos fortes.


2 - Limpe o chuveiro. Borrife um produto de limpeza nele e nas paredes e deixe agir por alguns minutos. Os limpadores em spray feitos especialmente para remover os restos de sabão que se acumulam funcionam muito bem em banheiras que estão há algum tempo sem limpeza.

- Para locais com água dura e propensos a manchas verdes e cor de ferrugem, você provavelmente precisa de um limpador feito para eliminar cálcio, calcário e ferrugem. Nunca use produtos abrasivos, esponjas com um lado verde áspero ou palha de aço nos itens de porcelana, já que eles deixarão o acabamento opaco.

- Deixe o chuveiro de molho. Se ele começar a ficar entupido com acúmulo de água dura ou de sabão, você pode removê-lo e deixá-lo de molho de um dia para o outro em uma mistura de água e vinagre e depois limpar com uma escova de dentes.

- Volte à área de banho e esfregue as paredes, as torneiras e o chuveiro em si. Enxágue bem com a água mais quente possível e seque com uma toalha. Você pode lustrar a torneira com uma toalha ou toalha de papel.

- Não se esqueça da cortina do chuveiro, pois ela também é propensa a mofo. Uma solução de 2/3 de água e 1/3 de água sanitária em um borrifador pode ser útil para se livrar de pontos embolorados, ou você pode retirar a cortina e lavá-la na água quente com uma pequena quantidade de sabão e água sanitária.


3 - Limpe a área da pia. Esfregue todos os resíduos de sabão e de pasta com uma pequena quantidade de limpador, enxaguando a esponja conforme prossegue. Não se esqueça de limpar a lata de lixo, o porta-lenços e outros itens que fiquem no banheiro regularmente. Uma escova velha ou cotonetes podem ser úteis para tirar a sujeira entre a torneira e o registro.

- Nunca limpe a pia com o mesmo pano ou toalha de papel que usou para o vaso sanitário, pois assim pode espalhar germes causadores de doenças que possam ter sobrado. Para prevenir esse problema, deixe um pano separado para limpar apenas o vaso.

- Esfregue as frentes e as partes superiores dos gabinetes e outros armários. Você deve usar água quente e sabão para esse propósito. Se estiver preocupado com os germes que possam estar nessas superfícies, adicione um pouco de água sanitária à água.


4 - Limpe o espelho. Use um limpador, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha ou um rodo. Coloque um pouco de vinagre na água para dar algum brilho ao espelho.


5 - Limpe o exterior do vaso sanitário. Passe um pano mergulhado em desinfetante, começando com a descarga para não recontaminá-la. Lave e enxágue bem todas as superfícies exteriores do vaso, incluindo a parte de baixo e a base, a parte superior e inferior do assento e da tampa e as montagens, com um pano e detergente ou um limpador similar.

- Não se esqueça de usar um pano especialmente para o vaso ou uma toalha de papel (jogue-a fora, não dê descarga).


6 - Esfregue o vaso com uma escova específica e dê descarga. Provavelmente, não será necessário usar a força: deixe a água com sabão e a paciência dissolverem o problema. Cubra a parte de dentro do vaso com um limpador ácido viscoso geralmente vendido em uma garrafa com pescoço angulado. Cubra toda a borda interior para que o produto escorra para outras áreas.

- Deixe o limpador agir por meia hora ou mais antes de esfregar todo o vaso, incluindo a parte abaixo da borda, com a escova. Permita que o produto aja por mais um tempo depois de ser bem distribuído pela limpeza inicial e então esfregue novamente antes de dar descarga.


7 - Varra e lave o chão. Começando pelo ponto mais distante da porta, varra todo o pó e a sujeira que limpou até agora e deixou cair no chão, e em seguida passe um esfregão com uma mistura de água quente, sabão e água sanitária. Enxágue com água limpa para remover o resíduo escorregadio de sabão. Não deixe de limpar as laterais do vaso sanitário, onde ele está preso ao chão, pois essa área é bastante suja. Limpe também os rodapés, que acumulam muita poeira.

8 - Encontre uma escova de dentes velha e lave-a bem. Livre-se de todo o excesso de pasta de dente que possa estar nela e aplique uma pequena quantidade de água sanitária ou outro produto de limpeza seguro para superfícies. Esfregue bem! A escova ajuda a alcançar áreas apertadas ou que precisem ser limpas com cuidado.


Parte III - Mantendo o banheiro limpo



1 - Ligue o exaustor. Manter o banheiro ventilado desencorajará o crescimento de mofo, mantendo suas sessões de faxina mais espaçadas. Sempre ligue o exaustor depois que sair do banho para secar o local e evitar que a umidade se acumule.


2 - Seque a área do chuveiro depois de usá-la. Para que o mofo e o bolor não se acumulem nessa área entre as faxinas, seque-a toda vez que tomar banho. Junto com o exaustor, essa medida deverá manter seu banheiro livre do mofo.


3 - Deixe o local arrumado. Muito do que chamamos de bagunça é na verdade apenas o acúmulo de coisas. Se as roupas se acumulam no banheiro, coloque um cesto ou até uma caixa nele para juntar a roupa suja. Mantenha as escovas de dente em ordem com um copo ou um porta-escovas. Deixe outros itens dentro de uma caixa de sapatos velha embaixo da pia para manter a superfície arrumada.


4 - Use a escova para vaso. Mesmo que ele não pareça sujo, os minerais na água podem manchá-lo, por isso é bom esfregá-lo com uma escova dura regularmente. Se fizer isso mesmo que só uma vez por semana, as faxinas maiores serão mais fáceis e menos frequentes.


Lave a pasta de dentes. As manchas de pasta e os acúmulos dela na pia e até no espelho podem deixar um banheiro parecer mais sujo do que precisa. Limpe tudo depois de escovar os dentes enxaguando os restos de pasta e depois secando a cuba da pia ao terminar.

- Para consolidar as tarefas, faça isso enquanto usa um enxaguante bucal para beneficiar ainda mais os dentes.

- Dicas

Enxágue a esponja ou a escova várias vezes enquanto prossegue e troque a água do esfregão quando ela ficar suja. Afinal, o objetivo da limpeza é tirar a sujeira e jogá-la pelo ralo, não movê-la pelo banheiro.

Lembre-se: o inimigo número um do mofo é a água sanitária. Muitas vezes, apenas uma pequena aplicação desse produto eliminará as manchas de mofo sem a necessidade de esfregar.

Há muitos pequenos espaços nos quais não é possível enfiar uma esponja ou um pano. Uma grande quantidade de cotonetes pode ser útil, assim como uma escova de dentes (apenas para limpeza, é claro!) para entrar em todo tipo de canto e entre os azulejos.

Você pode fazer o vidro parar de embaçar usando creme de barbear branco comum. É só colocá-lo no espelho e esfregá-lo sem deixar faixas nem nada. Funciona muito bem!

Depois de limpar bem sua banheira de acordo com as instruções acima, um limpador para chuveiro e banheira sem enxágue pode ser usado após cada banho para manter o local limpo com pouco esforço.

Não se esqueça de limpar o teto. Uma solução de água e água sanitária em um borrifador pode ser utilizada para eliminar pontos de mofo ali também.

Os limpadores que eliminam cálcio, calcário e ferrugem também podem ser borrifados no chuveiro para desentupir os espaços ocupados com acúmulo de água dura e recuperar a pressão da água. Para obter melhores resultados, borrife o produto algumas vezes por semana depois de tomar banho.

Um rodo limpa bem as superfícies de vidro sem deixar manchas de água.

Use luvas de borracha para manter a higiene.

Esfregue água sanitária entre os azulejos para remover a sujeira do rejunte.



- Avisos

Nunca misture água sanitária e amônia! Mesmo as esponjas que entraram em contato com água sanitária anteriormente podem reagir com a amônia e liberar gás venenoso.

Leia os rótulos dos produtos com cuidado para ter certeza de que eles podem ser misturados com água sanitária.

- Materiais Necessários

Esponja, rodo ou escova
Aspirador de pó
Escova (comum ou com cerdas de borracha)
Pá para coletar pó
Água sanitária
Limpador e escova para vaso sanitário
Limpador para banheiros de uso geral (em spray ou em pó)
Balde
Esfregão (opcional; um banheiro pequeno pode ser limpo com uma esponja)
Panos
Papel-toalha
Limpador para vidro
Luvas de borracha
Borrifador
Detergente para louça ou para roupas
Palha de aço (opcional)
Escova de dentes ou cotonetes (opcionais)

- Fontes e Citações