Volkswagen reinventa Kombi


Volkswagen reinventa Kombi com conceito Budd-e.

Utilitário elétrico é considerado pela fabricante uma versão do século 21 da "Velha Senhora" e traz tecnologias inéditas.


Você já se perguntou como seria a Kombi dos tempos atuais? Pois a Volkswagen revelou hoje (6) o conceito Budd-e durante a CES (Consumer Electronics Show), uma feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas nos EUA e, de acordo com a própria fabricante, se trata de uma versão da “Velha Senhora” reimaginada para o século 21.


Feito sobre a nova plataforma modular MEB da marca para veículos elétricos, o utilitário futurista dispõe de dois motores, sendo um instalado em cada eixo. Com velocidade máxima de 149 km/h, o Budd-e também tem autonomia de até 600 km graças às baterias planas instaladas no assoalho, que garantem melhor aproveitamento do espaço interno e podem ter 80% de carga após 15 minutos.


Por fora, o visual rompe com o desenho empregado atualmente nos demais veículos da Volkswagen, com uma ampla “grade” na dianteira unida aos faróis afilados, enquanto as lanternas traseiras têm prolongamentos pelas colunas e se unem à luz de freio instalada no difusor de ar. A cabine, por sua vez, tem visual limpo e faz referências com a Kombi graças ao volante de dois raios e ao minimalismo do painel.


A configuração interna também chama atenção, já que os assentos traseiros deram lugar a um sofá inteiriço e o banco do passageiro dianteiro pode girar e correr sobre trilhos, permitindo criar um ambiente semelhante ao de uma sala de estar - colabora para a sensação a grande tela instalada onde normalmente estaria uma das janelas. Os comandos, por sua vez, vão além das superfícies sensíveis ao toque e podem ser feitos por gestos ou comandos de voz.


Em relação às tecnologias aplicadas, o Budd-e vai além das já “comuns” câmeras que têm a função de retrovisores e das portas com aberturas elétricas, lançando mão também de novas funcionalidades, como controles do veículo à distância, conectividade com a casa para comandar a automação, lembretes que informam o proprietário se algo foi esquecido no carro e até mesmo um sistema que permite ler as cartas da caixa de correio à distância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)