Adele - a história da rainha do Soul Pop


Adele Laurie Blue Adkins nasceu dia 5 de maio de 1988 em Tottenham, Londres. Sua mãe era inglesa e pai gales, Penny Adkins e Mark Evans. Seu pai saiu de casa quando Adele tinha apenas dois anos e sua mãe teve de cria-la sozinha. Adele começou a cantar aos 4 anos e se apaixonou por vozes. Em sua infância cantava mais que lia, disse em uma entrevista que o ultimo livro que leu foi "Matilda" quando tinha seis anos de idade. 

Em 1997 mudou-se com a mãe para Brighton no sul da Inglaterra, mas em 1999 voltou para Londres, primeiro Brixton e então para West Norwood, local que é o tema de sua primeira canção, "Hometown Glory", que escreveu em 2004. Quando tinha 16 anos em 2006 , formou-se na BRIT School for Performing Arts & Technology, escola na qual foi colega de classe de Leona Lewis e Jessie J.

Adele conseguiu seu contrato com a gravadora XL Recordings após um amigo seu postar sua demo no Myspace no mesmo ano em que se formou. Em 2007, recebeu o premio do Brit Awards de "escolha dos críticos", também ganhou a votação de "BBC Sound of 2008". Seu álbum de estreia "19", lançando em 2008, foi um sucesso não só de vendas mas como também com os críticos. 

Com esse álbum conseguiu ser sete vezes disco de platina no Reino Unido, e duas vezes nos Estados Unidos. Uma participação em 2008 no show de TV americano Saturday Night Live deu uma alavancada em sua carreira nos EUA. No Grammy Awards de 2009, recebeu o prêmio de melhor novo artista e melhor performance pop feminina.


Adele lançou seu segundo álbum, "21", no começo de 2011, ele foi bem recebido pelos críticos e superou o sucesso do seu álbum de estreia. Como consequência a cantora ganhou vários prêmios em 2012. Com o recorde de seis Grammy Awards, incluindo "álbum do ano"; dois Brit Awards, um deles como "melhor álbum britânico do ano", e por fim, três American Music Awards. 

Esse álbum conseguiu ser disco de platina 16 vezes e o quarto álbum mais bem vendido de toda a história do Reino Unido. Nos Estados Unidos ficou no topo das paradas por mais tempo do que qualquer outro álbum desde 1985, também é disco diamante e foi vendido mais de 31 milhões de copias no mundo inteiro.

Com o sucesso de "21", Adele conseguiu varia menções no Guinness Book, o livro de recordes mundiais. Ela foi a primeira mulher da história a ter três singles ao mesmo tempo no top 10 da Billboard Hot 100 como artista na liderança. Também sendo a primeira artista feminina a ter dois álbuns no top 5 da Billboard 200 e dois singles no top 10 da Billboard Hot 100. "21" foi o álbum de artista solo feminina que mais durou em primeiro lugar na história do Reino Unido e dos Estado Unidos. 

Em 2012 Adele lançou "Skyfall", música que escreveu e gravou para o filme de James Bond, "007 - Operação Skyfall". Essa música ganhou um Oscar, um Grammy e um Golden Globe de "Melhor Música Original".


Após um hiato de três anos, Adele lançou seu terceiro álbum, "25". Ele se tornou o álbum mais bem vendido de 2015 e quebrou o recode de vendas do Reino Unido e nos Estados Unidos. Seu single "Hello", se tornou a primeira música a vender mais de um milhão de copias digitais na primeira semana de vendas.

Com mais de 100 milhões de discos vendidos, Adele é uma das uma das melhores recordistas de vendas do mundo.


Postar um comentário
Assinar: Postar comentários (Atom)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...