Tecnologia: documentários que você precisa assistir


Não é só de seriado e filme velho que se vive: o cardápio de documentários é bem apetitoso e oferece também algumas pérolas do mundo tecnológico. E não é para menos: a tecnologia, construída por personagens fantásticos e histórias de descobertas incríveis, é uma grande fonte para produções interessantes, informativas e divertidas. Encontramos filmes que ajudam a entender o universo tecnológico e, por tabela, a sociedade em que vivemos atualmente. Aperte os cintos e confira:

Steve Jobs: Billion Dollar Hippy (2011)

A história da Apple é bem conhecida: dois amigos, um nerd e um vendedor, transformam uma empresa de garagem na companhia mais valiosa do mundo. Neste filme produzido pela BBC, o diretor Evan Davis tenta entender a fórmula do sucesso da Apple. Não tem nada de bombástico, mas é melhor do que as obras de ficção inspiradas na vida de Steve Jobs.

We Are Legion (2012)


Vez ou outra, você ouve falar que um grupo de hackers derrubou o site de algum governo. O grupo de hackers Anonymous ganhou espaço durante o movimento "occupy" e, desde então, espalhou seus tentáculos para as mais diversas causas em diferentes países. Esse filme tenta entender a lógica de raciocínio e ativismo de seus membros.


Particle Fever (2013)

Se é para falar de tecnologia, vamos começar com um filme que conta a história de um dos aparelhos mais sofisticados criado pelo trabalho de algumas das mentes mais brilhantes da humanidade. "Particle Fever" conta a história do acelerador de partículas LHC, que comprovou a existência do bóson de Higgs em 2012. A produção consegue deixar emocionante e compreensível as teorias que cercam a existência de partículas no universo e traz imagens incríveis do aparelho, que tem túnel de 27 km e está enterrado a uma profundidade de 175 metros.

Atari: (Game Over) (2014)

No final de 1982, a Atari lançou um jogo na esteira do sucesso do filme ET, o Extraterrestre. Ao contrário do filme, o game inspirado no personagem era tão ruim que encalhou nas prateleiras e forçou a empresa a se livrar do estoque. Durante muitos anos, existiu uma lenda de que os cartuchos haviam sido enterrados em um lixão no Novo México, nos Estados Unidos. Em Atari: Game Over, uma equipe parte para uma aventura de arqueologia gamer com o objetivo de encontrar e desenterrar o material. Esse é o gancho para contar a história de glória e decadência da Atari e da indústria de games na virada dos anos 1970 e 1980.

The Internet's Own Boy: TheStory of Aaron Swartz (2014)


Criador do padrão RSS e fundador do Reddit, Aaron Swartz é uma das mentes mais brilhantes de sua geração. A sua luta por uma internet aberta e pela circulação livre de informações acabou em sua própria morte em 2013. Pressionado por um processo do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que o acusava de roubar e distribuir dados de um banco de artigos científicos, Swartz tirou a própria vida em janeiro daquele ano. O filme relembra sua vida, suas realizações e a disputa com o MIT.


Video Games: The Movie (2014)



Financiado no Kickstarter, o filme conta a história de como os games deixaram de ser um passatempo nerd para se tornar uma das mais lucrativas indústrias de entretenimento. Tem entrevistas com lendas dos jogos e designers para relembrar os principais momentos do videogame na história. Vale a pena!



Deep Web (2015)



Nem tudo o que está na internet aparece no seu navegador. A rede guarda cantos secretos, que não são rastreados por ferramentas de buscas, e que mesmo assim mantém permitem um alto grau de atividade. Um desses locais era o Silk Road, um mercadão virtual onde era possível negociar de drogas a serviços de matadores de aluguel. O site foi desmontado pelo FBI e seu fundador condenado à prisão perpétua. Deep Web reconta essa história e também trata de temas ainda novos, como bitcoin e criptomoedas.




I Am Street Fighter (2013)



Esse não está na Netflix. A notícia é ainda melhor, pois você pode assistir de graça no YouTube. Nos 25 anos de Street Fighter, essa produção revisita e tenta entender o sucesso de um dos jogos mais famosos da história. Da trilha sonora à dinâmica do jogo, tudo contribuiu para que Street Fighter se tornasse um fenômeno pop. Vale cada shoryuken que você já tomou na vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)