Link Cine: Sindicato de Ladrões


Um filme de forte roteiro contra as injustiças dos patrões contra os empregados - tema sempre comum em grandes dramas da história do cinema, que aqui foi levado com competência na direção infalível de Kazan e em outra atuação quase perfeita de Marlon Brando, embora não seja a melhor de sua carreira.

Venceu o Oscar de Melhor Filme, Diretor e Ator para Brando. Um filme que praticamente não tem falhas. Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb).

Quando um trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as consequências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint).


É, possivelmente, um dos filmes do cinema norte-americano que carrega mais influências (temáticas e estéticas) do movimento intitulado Neorrealismo italiano - que foi acima de tudo uma forma de se fazer cinema, empregada pelos cineastas da Itália no período que compreende os fins da Segunda Guerra Mundial e diretamente os anos pós-guerra, priorizando o realismo, o baixo-orçamento, sobretudo levando às telas a situação de uma nação e de uma sociedade devastada.


Um aspecto determinante neste filme deve-se a tentativa de imprimir na arquitetura do quadro, nas locações e tomadas externas, a impressão de realidade. Já a primeira cena de "Sindicato de Ladrões" a este apelo: homens saem enfileirados de um barraco no cais, com navio ao fundo, numa região degradada, assim como nos filmes neorrealistas. Igualmente não é um cenário, mas uma tomada feita em locação na região portuária.

O realismo das imagens, com seus personagens em roupas sujas e abarrotadas, o frio real nas ruas geladas do inverno nova-iorquino, tudo isso era novidade para o cinema de Hollywood.

Sindicato de Ladrões - On the Waterfront
Estados Unidos/1954
Direção:
Elia Kazan
Elenco:
Marlon Brando .... Terry Malloy
Karl Malden ...Father Barry
Lee J. Cobb …Johnny Friendly
Rod Steiger …Charley Malloy
Leif Erickson …Glover
Eva Marie Saint …Edie Doyle
Martin Balsam …Gilette

Fred Gwynne …Slim