Qual é a fruta mais doce do mundo?

A parada é dura, mas, segundo o Guinness, o "livro dos recordes", o título vai para as mangas carabao - também conhecidas como mangas manila - cultivadas nas Filipinas.

Tudo indica que esse país asiático tem excelentes condições para a produção de frutas doces. "Para os vegetais, o local de produção, o clima e as quantidades de sol e água que a planta recebe durante o crescimento influem na composição dos nutrientes.

mangas manila - cultivadas nas Filipinas
No Brasil, melões e uvas produzidos no Nordeste com irrigação são mais doces que as mesmas frutas produzidas em outras regiões", diz a bioquímica Rejane Dias das Neves-Souza, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Londrina (PR). Mas vamos com calma antes de coroarmos a manga como rainha da doçura.

O fato é que não dá para fazer um ranking simples para eleger a fruta mais doce. Em tese, quanto maior a porcentagem de açúcares entre os nutrientes da fruta, mais adocicada ela será. Mas a resposta é mais complexa. 

"Primeiro, porque a sensação de doce depende não apenas da concentração de açúcar.

Ingredientes azedos, amargos ou salgados mudam o sabor percebido", diz a engenheira química Sidinéa Freitas, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro (RJ). 

Segundo, porque existem vários tipos de açúcares nas frutas, e alguns têm poder adoçante maior que outros. 

Finalmente, porque a sensibilidade para o doce varia de pessoa para pessoa. Lembre-se disso antes de ler a tabela com algumas das frutas mais ricas em açúcares, certo?

Campeãs do açúcar


O total de carboidratos ajuda na doçura, mas o sabor depende também dos outros ingredientes

Fruta - Banana 22% de açúcares
Fruta - Caqui  17,7% de açúcares 
Fruta - Figo 15,5 % de açúcares 
Fruta - Pera 15,3% de açúcares
Fruta - Maçã 14,5 % de açúcares
Fruta - Mamão 14,5% de açúcares

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br
Pesquisa/Montagem/Edição: JF Hyppólito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)